Para que serve a topografia

Sempre falamos dos aparelhos de topografia e seus usos nas mais diversas áreas, como a participação da topografia na mineração, construção civil e nas linhas de transmissão. Mas, afinal, o que para que serve a topografia e como fazer topografia de um terreno? Hoje falaremos sobre esses temas e esclareceremos algumas dúvidas, acompanhe!

Antes de compreender para que serve a topografia, precisamos entender o que é topografia. Bem, a topografia é uma ciência que estuda as características e particularidades de um terreno, seja ele natural, como lotes rurais ou artificial, como barragens. A primeira vista os usos da topografia podem parecer simples, mas coletar dados corretamente usando os aparelhos de topografia, garantem segurança em campo, além de dinamizar o tempo  de obra e auxiliar no controle dos gastos.

Sendo assim, compreender o tipo de serviço a ser feito e escolher corretamente os aparelhos de topografia antes de realizar a locação de aparelhos topográficos é o primeiro passo para realizar um serviço de topografia. Bom, agora que explicamos melhor o que é topografia, vamos entender para que serve a topografia.

A topografia é a ciência ideal para quem precisa realizar a descrição detalhada e com coordenadas precisas de um terreno. Com ela, é possível criar um plano topográfico que inclui informações como: relevo, posicionamento, área, localização e limite entre terrenos. Entretanto, é importante ressaltar que a topografia é indicada para terrenos pequenos, como imóveis rurais.

Mas, como fazer a topografia de um terreno?

para que serve a topografia - como fazer topografia de um terreno

Como fazer a topografia de um terreno? – Para que serve a topografia

Para se obter os dados de topografia de um terreno, é preciso ter um plano topográfico e realizar um levantamento topográfico. O objetivo deste tipo de levantamento é verificar as condições do terreno antes do início da obra, compreender corretamente qual o melhor tipo de construção para aquele local e ter uma visão geral das dimensões e características do terreno.

Existem dois tipos de levantamento topográfico. Confira:

  • Levantamento Planimétrico: é o levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade através da determinação do perímetro, que também inclui o alinhamento da via ou logradouro em frente, caso haja. Vale ressaltar também, que caso esse levantamento seja de destinado a identificar o dominial de um imóvel, outros aspectos devem ser considerados, como perícia técnico-judicial por exemplo.
  • Levantamento Altimétrico: este levantamento objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou pontos de detalhes.

Bem, tendo tudo isso em mente, já podemos falar sobre como fazer um levantamento topográfico de qualidade. Se atente aos passos:

  1. Planejamento;
  2. Apoio topográfico;
  3. Levantamento de detalhes;
  4. Cálculos e ajustes;
  5. Desenho topográfico final;
  6. Relatório técnico

Seguindo esses passos, é possível fazer um levantamento topográfico de qualidade. Entretanto, além do planejamento, a escolha dos aparelhos topográficos influencia diretamente na qualidade do serviço prestado. Por isso, no momento de realizar a locação de aparelhos topográficos, conte conosco!

Aqui na Rocha Alves topografia você encontra os mais diversos aparelhos topográficos para garantir que a sua obra seguirá sem surpresas desagradáveis. Além de os nossos aparelhos serem sempre enviados com atestado de calibração, disponibilizamos suporte técnico on-line 24 horas! E, em caso de pane, enviamos um novo equipamento sem custo adicional.

Não perca tempo e faça seu orçamento para realizar a sua locação de aparelhos topográficos! Entre em contato conosco!