drone

Os drones estão cada vez mais populares entre os equipamentos topográficos e a demanda por esse tipo de ferramenta tem crescido. Entretanto, será que o drone vem para substituir demais tecnologias, ou será possível mesclar diferentes tipos de equipamentos? Bem, a realidade é que o drone e o GPS GNSS podem trabalhar muito bem juntos! 

A integração do GNSS com drones tem se mostrado uma combinação poderosa para diversas aplicações, como mapeamento, monitoramento ambiental, agricultura de precisão, inspeções industriais e muito mais.

O GNSS, que inclui sistemas como o GPS, GLONASS, Galileo e BeiDou, fornece informações precisas de posicionamento global, enquanto os drones oferecem uma plataforma ágil e flexível para coletar dados em áreas de difícil acesso.

Ao integrar o GNSS com drones, é possível obter informações precisas de geolocalização durante os voos. Isso permite que os drones capturem dados georreferenciados com alta precisão, facilitando a criação de mapas, modelos 3D e ortofotos de alta qualidade. Essas informações são valiosas para o planejamento do uso do solo, a monitorização de mudanças ambientais, a análise de culturas agrícolas e outros estudos de interesse.

Além disso, a combinação de GNSS e drones é útil para operações de mapeamento em ambientes complexos. Por exemplo, em áreas com alta cobertura vegetal ou estruturas urbanas densas, onde o sinal GNSS pode ser obstruído, os drones podem utilizar técnicas de posicionamento relativo, como o PPK (Post-Processed Kinematic) ou RTK (Real-Time Kinematic), para obter uma precisão ainda maior. 

Existem diversos benefícios para a integração destes diferentes equipamentos topográficos, mas será que o uso individual deles nos entrega qualidade?  A realidade é que o GNSS pode ter seu uso integrado a demais equipamentos, como estações totais, mas apresenta um excelente resultado quando usado sozinho. Confira: 

Integração GNSS e drone: o GNSS ainda é útil sozinho?

O GNSS é utilizado em diversos setores da sociedade, como o GPS do seu carro. Um dos pontos que o tornou tão popular e versátil é a facilidade de uso que ele apresenta. O GNSS pode ler dados de diferentes satélites e oferece informações precisas sobre o posicionamento de algo. 

Além disso, mudanças climáticas como tempestades não costumam interferir no sinal, tornando este tipo de levantamento seguro. Outro ponto a se destacar, como dito acima, são as diversas áreas em que podemos utilizar o GNSS, como agricultura, localização urbana, monitoramento de estruturas e afins. 

Por isso, apesar das novas tecnologias estarem sempre apresentando atualizações ou novos equipamentos topográficos, dificilmente o uso do GNSS ficará obsoleto. Isso por que o sistema GNSS é atualizado constantemente, recebendo os sinais de diferentes satélites, permitindo o recolhimento de diferentes tipos de dados e melhorando a qualidade dos receptores GNSS

Além disso, em casos onde lidamos com um orçamento mais enxuto, utilizar somente o GNSS não compromete a entrega de resultados. Pelo contrário, você consegue resultados excelentes e se mantém dentro do orçamento. Dessa forma, é possível potencializar resultados mesclando o uso do GNSS ao drone, mas utilizar somente o GNSS não compromete a qualidade do seu trabalho.

Em suma, a integração do GNSS com drones é excelente e oferece uma solução poderosa para coleta de dados georreferenciados com alta precisão, potencializando as respostas que o GNSS já oferece sozinho. Essa combinação permite mapeamentos detalhados, monitoramento em tempo real e análises precisas em diversas áreas de aplicação, impulsionando a eficiência e a qualidade dos trabalhos realizados.

Acompanhe nossas novidades!