Aqui na Rocha Alves Topografia você encontra uma grande variedade de estações totais e outros equipamentos topográficos. Hoje falaremos mais sobre as estações totais e sua versatilidade na engenharia, arquitetura e outras tantas áreas. Afinal, ao contrário do que muitas pessoas pensam, estação total topografia não é o único usos desses equipamentos topográficos. Dessa forma, vamos começar falando sobre a estação total e para que ela serve.
A estação total é um dispositivo eletrônico utilizado na topografia para medir distâncias, ângulos horizontais e verticais com precisão. Ela é composta por uma câmera, um laser e uma bússola eletrônica e é usada para realizar medições precisas na construção, engenharia, geologia, cartografia e outras aplicações similares.
Dessa forma, a estação total determina a distância e a localização de pontos de referência no terreno. Assim, ela permite a criação de mapas, plantas e modelos 3D precisos de um terreno.
Mas, como isso funciona na prática? Vamos entender como usar a estação total.
Como usar a estação total?
Antes de iniciar as medições com sua estação total, existem algumas configurações que devem ser feitas. É necessário destacar que as configurações variam de acordo com o modelo da estação total e o tipo de medição a ser feita, por isso, sempre que possível, leia o manual.
Entretanto, de uma maneira geral, a forma de usar a estação total segue um passo a passo padronizado:
- Posicionamento da estação total no ponto desejado, certificando de que ela esteja alinhada.
- Identificação do ponto inicial e coordenadas conhecidas.
- Medição e cálculo das coordenadas obtidas.
- Armazenamento dos dados para pós-processamento, caso necessário. ,
O que acontece em todo esse processo é que a estação total aponta para o alvo e mede a distância através da emissão de um laser e a captura da reflexão. O ângulo horizontal e vertical também são medidos e combinados com a distância para calcular as coordenadas x, y e z do ponto de destino.
Assim, as medições podem ser feitas manualmente ou automaticamente, com o uso de sensores inclinômetros para ajudar na determinação da posição.
Agora que você já sabe como usar a estação total e sabe que o processo de preparação das estações totais é relativamente simples, é hora de conhecer todas as áreas em que a estação total pode ser utilizada, começando pela estação total topografia.
Estação total topografia – Usos da estação total
Os usos de uma estação total vão muito além da sua aplicação na topografia. Confira:
- Estação Total Topografia: medir distâncias, ângulos e níveis para criar mapas precisos de terrenos.
- Construção: para alinhar estruturas, verificar a inclinação de paredes, medir a distância entre pontos de referência.
- Engenharia: para determinar as dimensões e a posição de estruturas, verificar a inclinação de fundações, calcular volumes de terra.
- Geologia: para estudar o relevo de uma área e determinar a localização de formações geológicas.
- Cartografia: neste caso, a estação total é usada para criar mapas detalhados de áreas rurais e urbanas.
- Arquitetura: para planejar o layout de edifícios e estruturas, medir ângulos e distâncias precisas.
- Mineração: para determinar a localização de minas e medir distâncias precisas entre pontos de referência.
- Agricultura: para planejar plantações, medir áreas de terra e calcular volumes de terra.
Para conhecer nossa seleção de estações totais, clique aqui! Temos excelentes condições para locação de equipamentos topográficos, sem quantidade mínima de peças e entregamos em todo o Brasil. Além disso, em caso de pane, você conta com uma assistência técnica online, faça já seu orçamento!