galileo

Você sabia que o satélite Galileo agora performa um serviço de alta precisão? Se você usa um GPS GNSS para realizar uma navegação por satélite em seu dispositivo móvel ou para operar seus equipamentos de topografia, certamente já deve ter se deparado com alguma atualização de sistema. Bem, esse tipo de atualização ocorreu recentemente com o Galileo, sistema de navegação da União Europeia, e hoje falaremos disso. 

Satélite Galileo: como surgiu? 

Antes de mais nada, vamos entender um pouco da história do Galileo. O sistema Galileo começou a ser desenvolvido em 1999 e entrou em operação em dezembro de 2016, com um total de 30 satélites em órbita. Além da navegação por satélite, o sistema Galileo também tem aplicações em outras áreas, como telecomunicações, monitoramento ambiental e meteorologia.

O sistema do satélite Galileo é semelhante aos sistemas GPS dos Estados Unidos e GLONASS da Rússia, fornecendo informações precisas de posicionamento e navegação por meio de sinais de rádio transmitidos por uma rede de satélites em órbita da Terra. O objetivo desse sistema gnss é fornecer uma alternativa independente aos sistemas GPS e GLONASS, além de aumentar a precisão e confiabilidade do posicionamento global.

Sistema Galileo HAS

Após atualização, este sistema de navegação por satélite se tornou a primeira constelação a nível mundial a entregar um serviço de geolocalização de alta precisão. Seus dados são transmitidos através do sinal Galileo, (E6-B) e através da Internet.

Objetivo é que o satélite Galileo possa suprir as demandas de novas tecnologias, como drones e carros autônomos, já que ambos demandam de coordenadas com alto nível de precisão para serem operados com segurança. 

Além disso, os equipamentos de topografia também são capazes de realizar leituras com os dados do satélite Galileo. Portanto, a atualização e uma melhor precisão dos dados vai facilitar e otimizar todo o processo de coleta de dados em campo. Da mesma forma, áreas que demandam de processos da topografia, como a construção civil e engenharia, também serão beneficiadas com a atualização do Galileo

Mas, somente essas áreas serão afetadas? 

Quem pode realizar a navegação por satélite pelo Galileo HAS?

Apesar de sempre falarmos das áreas que se relacionam com a topografia, o novo serviço do satélite pode ser usado por qualquer pessoa com um dispositivo que seja capaz de realizar leituras das transmissões. 

Assim, qualquer usuário com um receptor que possa processar os sinais HAS na frequência no sinal E6-B e através da internet, porá desfrutar de uma navegação por satélite com dados mais precisos. Essa atualização permite que os usuários acessem dados com menor taxa de erro associado à órbita. 

Locação de equipamentos topográficos 

Aqui na Rocha Alves Topografia, você encontra os melhores equipamentos topográficos que recebem coordenadas do sistema Galileo, GLONASS E GPS! Temos excelentes condições de locação e equipamentos de qualidade para você desenvolver sua obra. Entre em contato conosco e faça seu orçamento! Enviamos para todo o Brasil e oferecemos assistência técnica online.