Em qualquer obra, são necessários vários equipamentos. Pois, cada um deles, possui uma função e todos se ajudam. Não é diferente na aferição do terreno. Todo geólogo ou engenheiro que se prese, tem em mãos várias opções de equipamentos topográficos que vão atender a vários tipos de ocasiões. Neste caso, vou ressaltar a união entre o Receptor GNSS e a Estação Total.
Estações Totais e Receptores GNSS (também conhecidos como GPS) estão entre os equipamentos mais utilizados por Topógrafos e Engenheiros Agrimensores em projetos e obras de levantamento, mapeamento, monitoramento, entre outros. Embora estes equipamentos possuam diferenças significativas no princípio de seus funcionamentos, ambos se complementam.
Segue abaixo algumas das principais vantagens e desvantagens da Estação Total e do Receptor GNSS:
Equipamentos topográficos: quais apresentam a maior vantagem?
Estação total
A grande vantagem deste equipamento reside no fato de que pode ser operado em locais fechados (por exemplo, debaixo de matas e túneis), além de possuir precisão milimétrica. Por se tratar de um equipamento óptico, necessita de visibilidade entre o aparelho e o ponto a ser levantado (e/ou locado), isto é, qualquer obstáculo físico que se encontre entre o equipamento e o prisma, como árvores ou ondulações do terreno, representam entraves que dificultam trabalhos em áreas muito extensas.
E isso vale para qualquer uma. Seja a Estação Total Topcon, ou a Estação Total Leica, ambas terão as mesmas dificuldades de funcionamento caso haja algum obstáculo ou terrenos muito desnivelados. Porém, é nessa hora que o gps topográfico entra em ação.
Receotor GNSS
Por ser um equipamento com tecnologia bem mais avançada e atual que a Estação Total, possui diversas vantagens para a Engenharia, especialmente para a área da Agrimensura. É um equipamento de fácil manuseio e dispõe de funções que permitem agilizar o serviço prestado, sem comprometer a alta precisão exigida pela Engenharia.
Por exemplo, não há necessidade de intervisibilidade entre os receptores; permite trabalhos em longas distâncias (mesmo entre cidades) com maior precisão e menor tempo; os trabalhos podem ser feitos sob qualquer condição climática a qualquer hora do dia; e, por consequência, economizam mais tempo, possuem maior produtividade e exigem equipes menores, diminuindo custos. Entretanto, não funcionam em locais fechados (como túneis e matas), pois dependem da recepção de sinais de satélites para se orientarem.
Em síntese, é quase impossível resolver tudo com somente um tipo de aparelho. Além disso, mesmo que uma obra possa ser totalmente catalogada com um receptor gnss, na próxima, ele pode ser quase inútil, exigindo assim outros equipamentos topográficos.
Também é importante ressaltar, que todo trabalho envolvendo qualquer tipo de construção civil, requer uma medição perfeita de todas as medidas, já que envolve a segurança humana, e um erro pode ser fatal.
Então, você que busca os melhores produtos, fique de olho na estação total leica, e na estação total topcon, além de outros gps topográficos de qualidade! Para que assim, seu trabalho seja rápido, eficiente e preciso, como deve ser.
Mas, diz aí: qual desses equipamentos topográficos é o mais adequado para a sua obra?