Existem algumas técnicas de posicionamento GNSS que viabilizam um bom trabalho em campo. Hoje falaremos sobre as diferentes técnicas de posicionamento GNSS, já que as conhecer permite um bom planejamento e execução do projeto, bem como viabiliza na escolha dos equipamentos topográficos ideais. Acompanhe:
Técnicas de posicionamento GNSS RTK UHF
A tecnologia GNSS permite realizar a obtenção de coordenadas altamente precisas, alinhada ao menor tempo de obtenção. A transmissão do sinal GNSS pode ser feito via rádio ou por conexão com a internet. Falaremos mais sobre a transmissão GNSS RTK UHF nos equipamentos topográficos.
Nesse tipo de posicionamento GNSS, é utilizado o link de comunicação de rádio frequência UHF. Portanto, a área de cobertura desse tipo de levantamento está diretamente ligada à potência da transmissão a rádio utilizada. Dessa forma, quanto maior a potência do sinal, maior será a distância coberta entre o rover e a base GNSS RTK.
Entretanto, é importante lembrar que o ambiente de trabalho pode interferir no sinal: o relevo e vegetação do local podem interferir diretamente na obtenção de dados. Assim, avalie bem onde posicionará seus equipamentos topográficos antes de iniciar seu levantamento topográfico.
Tipos de posicionamentos GNSS
Agora, vamos falar um pouco sobre o posicionamento gnss em si! Primeiramente, gostaria de ressaltar que, como qualquer tipo de metodologia de trabalho, existe mais de uma forma de se aplicar. Então, vamos à eles.
- Posicionamento Relativo: Aqui, nós utilizamos mais de um tipo de receptor para rastrear, pelo menos, quatro satélites. Sendo, um receptor utilizado como base e se mantendo num ponto de coordenada conhecido, enquanto o outro, atuará como um Rover, e será colocado no ponto a ser determinado.
- Posicionamento Relativo Estático: É bem parecido com o anterior, porém os dois pontos se mantêm estáticos (daí o nome).
- Posicionamento Relativo Cinemático: Logo de início, é bom ressaltar que essa técnica exige, no mínimo, cinco satélites. Ela consiste em várias épocas de observação do posicionamento gnss. Pois, em cada uma delas, terá um conjunto de coordenadas. O receptor ocupa a estação de referência e o outro irá se manter parado ou se movimentando dentre os pontos de interesse.
- RTK: O GNSS RTK é uma transmissão simultânea dos dados de correção presentes nos satélites. Essa transmissão vai dos vértices de referência (base) até os receptores de interesse (Rover).
Além disso, nós temos também o Posicionamento por Ponto Preciso (PPP). Essa vertente é a mais simples de todas. Aqui, você precisa somente de um ponto de referência e ele poderá ficar parado ou em movimento. Esse tipo de método é oferecido de forma online pelo IBGE e o usuário pode enviar os dados para o próprio site do órgão.
Em síntese, o posicionamento gnss é de extrema importância em qualquer tipo de levantamento topográfico. Portanto, é apenas necessário que você conheça os tipos de posicionamentos para que tudo corra perfeitamente bem. Lembrando que, é sempre indicado escolher os melhores tipos de equipamentos topográficos para elevar, ainda mais, a qualidade do serviço!
Além disso, aqui na Rocha Alves Topografia você encontra os melhores equipamentos topográficos com GPS GNSS para locação! Entre em contato conosco e faça seu orçamento, enviamos os equipamentos topográficos para todo o Brasil, através de nossas empresas parceiras.