Para quem não sabe, o ProGrid é um programa de transformação de coordenadas geodésicas lançado em 2009 pelo IBGE. Ele chegou com o intuito de substituir o TCGeo (lançado em 2005) e ainda apresentar resultados mais precisos e com mais opções de referências. Além disso, o ProGrid ainda transforma várias medições, como SAD69, em NTv2 já que muitos GPS GNSS tem capacidade de ler esse formato. Ou seja, são sistemas de referência nos equipamentos topográficos atuais e isso facilita a universalização da medição.
Porém, o IBGE havia lançado a versão desktop do ProGrid que, por mais que tenha sido excelente, carregava alguns problemas incômodos. Por exemplo, as atualizações do Windows poderiam prejudicar as transformações por meio de grade (um dos métodos disponíveis). Outro detalhe importante era a demora na conversão.
Todavia, isso mudou. Com o ProGrid sendo feito totalmente online, não só os problemas com o Windows foram resolvidos, como também a velocidade de conversão aumentou consideravelmente. Além disso, o serviço pode ser executado em qualquer tipo de sistema (não somente o Windows) e permite uma manutenção mais fácil por parte do IBGE.
É sempre bom lembrar que o GPS é o tipo mais popular de GNSS, porém não é o único sistema de referência. Os equipamentos topográficos podem ser compatíveis com um, ou vários GNSS, como o GLONASS ou o Galileo. Mas, ao utilizar o ProGrid, tudo se transforma em uma mesma linguagem.
Vale ressaltar, também, que a velocidade de conversão vai depender da sua conexão com a internet. Mas, com base na velocidade média que temos no Brasil, é improvável que você tenha algum tipo de lentidão com o ProGrid. Excluindo algumas exceções como dia de chuva, por exemplo.
Entretanto, como o ProGrid é uma ferramenta online, ele só pode ser acessado através de um mesmo link, no portal do IBGE. Porém, é bem simples e intuitivo de acessar a manusear.
Ao passo que falamos bastante sobre o benefício dessa transição para o acesso online do ProGrid, é sempre bom lembrar quais equipamentos topográficos você vai usar para obter os dados que irá converter no sistema. Confira:
Sistema ProGrid e equipamentos topográficos compatíveis
Nós temos, principalmente, as estações totais Leica e Topcon. Ambas com uma tecnologia incomparável e uma versatilidade incrível para qualquer tipo de medição em diversos terrenos. Além deles, também existem os GPS GNSS RTK Trimble e Topcon que são receptores de canais universais que estão prontos para receber dados de qualquer satélite.
Na Rocha Alves Topografia, você conseguirá todos esses equipamentos topográficos que são referência no mercado e jamais te deixarão na mão! Além disso, não exigimos quantidade mínima para realizar a locação de equipamentos topográficos, além de enviar para todo o Brasil, com nossas transportadoras parceiras. E não se preocupe: em caso de pane, oferecemos assistência técnica online para todos os nossos equipamentos topográficos.
Em síntese, a decisão do IBGE em mudar a forma de acesso do ProGrid, visa facilitar e agilizar o processo de conversão para nós brasileiros. É um processo que ajuda tanto a nós, quanto a eles. Além do que, essa capacidade de transição entre os sistemas de referência, é benéfica para todos. Agora é o momento de pegar seu equipamento topográfico do dia-a-dia e depois testar essa nova mudança e avaliar as vantagens!