A utilização da Estação Total na construção civil é indispensável em qualquer projeto bem-sucedido. Com ela, é possível realizar a orientação das obras no terreno, como a locação de pilares e fundações, além de ser usada para a conferência de possíveis erros nos elementos estruturais das edificações.
Mas, você sabe o que é uma Estação Total? Bom, na realidade é bem simples. A Estação Total nada mais é do que um objeto óptico eletrônico utilizado para medir ângulos horizontais e verticais, além de distâncias com precisão milimétrica!
Este equipamento permite a elaboração precisa de um mapa planialtimétrico ao realizar o levantamento de vários elementos em um terreno. Ou seja, foi projetado para obter informações detalhadas do relevo, superfície, ângulos, distâncias, variações de altitude, perímetro, área etc.
Como você deve imaginar, o planejamento e a segurança são indispensáveis em qualquer tipo de construção civil. Portanto, ter um aparelho capaz de medir tantos aspectos da topografia do terreno em questão, é de extrema valia para o engenheiro.
Agora, outro aspecto que vale ressaltar, é a importância da definição de um mapa planialtimétrico. Esse mapa consiste num conjunto de duas definições. Acompanhe:
Em que consiste um mapa planialtimétrico?
Bem, um mapa planialtimétrico pode ser definido de duas formas, e é definido pelo engenheiro responsável. Conheça as duas formas:
- Levantamento Planimétrico: É o levantamento dos limites e confrontações de uma propriedade através da determinação do perímetro, que também inclui o alinhamento da via ou logradouro em frente, caso haja. Vale ressaltar também, que caso esse levantamento seja de destinado a identificar o dominial de um imóvel, outros aspectos devem ser levados em consideração, como perícia técnico-judicial por exemplo.
- Levantamento Altimétrico: Este levantamento objetiva, exclusivamente, a determinação das alturas relativas a uma superfície de referência dos pontos de apoio e/ou pontos de detalhes.
Ou seja, ao unir o levantamento planimétrico com o altimétrico, nós temos um mapa planialtimétrico. E, para tal medição, e Estação Total é indispensável.
Vale ressaltar também que, como é utilizada em levantamentos topográficos minuciosos em obras de engenharia, a estação acaba permitindo o planejamento e a correta tomada de decisões de profissionais e empresas, evitando custos desnecessários.
Como você já deve imaginar, dentre os critérios mais importantes na escolha de uma Estação Total, destaca-se sua precisão. Tal precisão varia em função do fabricante e modelo (além, é claro, do conhecimento técnico de quem opera este equipamento).
Então, gostaríamos de apresentar alguns dos modelos da Estação Total Leica, para que você possa ter uma ideia do produto.
Estação Total Leica
- TS02 Power: ideal para tarefas de medição padrão. Projetada especialmente para aplicações de exatidão básica para média. Ela vem completa com configuração padrão e um conjunto de softwares instalados que guiam você no seu trabalho diário. Ela é uma opção de entrada, com baixo custo e perfeita para tarefas cotidianas como levantamento e implementação em geral.
- TSO6 Plus: ideal para aplicações de precisão. Com um teclado alfanumérico, comunicação Bluetooth, a porta USB na tampa lateral, tornam a operação muito mais prática e simples, permitindo carregar e fazer backup de dados em campo com um simples Pen-Drive. Graças ao sistema de codificação rápida, ela apresenta uma excelente relação custo benefício, trazendo precisão com alta performance.
- TS09 Plus: ideal para aplicações de alta precisão. O teclado alfanumérico tipo celular, passível de iluminação com display colorido e ainda sensível ao toque. Também possui Bluetooth e porta USB. Esse modelo trás alta precisão com alta performance.
Dessa forma, para avaliar qual o melhor modelo de Estação Total – das marcas LEICA ou TOPCON – para ser utilizada em seu projeto, acesse nosso site!