obras de engenharia

A topografia está presente em diversos processos que envolvem o levantamento de dados e métricas. Assim, a topografia e engenharia, em alguns momentos, se complementam para alcançar os melhores resultados e otimizar o tempo e os gastos em uma obra. Por isso, hoje falaremos mais sobre as obras de engenharia e construção civil, e como a topografia e os equipamentos topográficos participam desse processo. Vamos lá?  

Bem, antes de entrar em detalhes sobre a junção da topografia e engenharia, é preciso saber o que fazer para realizar corretamente as etapas de topografia nas obras de engenharia. O primeiro passo é ter um topógrafo em sua equipe, ele será responsável em elaborar o projeto da obra. Além disso, ele irá demarcar a planta com pontos de referência e também listar os equipamentos topográficos necessários para o projeto.  

Esses dados podem ser obtidos através do levantamento topográfico. Existem dois tipos de levantamento topográfico que podem ser feitos numa obra de engenharia e na construção civil em geral. São eles:  

Os levantamentos topográficos na construção civil  

Para se obter as informações necessárias usadas na construção civil, a topografia conta com dois tipos de levantamentos topográficos: o levantamento planimétrico e com o levantamento altimétrico. Os resultados obtidos com cada um desses levantamentos podem ser usados em diferentes fases da obra de engenharia, desde a demarcação do terreno à locação de equipamentos topográficos. 

  1. Levantamento planimétrico: este levantamento tem o objetivo de levantar os limites e confrontações do imóvel ou da propriedade, por meio da determinação do perímetro. Em resumo, é usado para determinar as dimensões de um terreno.
  1. Levantamento altimétrico: tem o objetivo de determinar as alturas relativas de uma superfície de referência, ou seja, é utilizado para identificar o grau de aclive e declive de um terreno. Além disso, também é possível mensurar as curvas de nível do local.

Confira agora as usabilidades da topografia na construção civil 

Quais os usos da topografia na construção civil? 

  1. Análise do terreno 

Encontrar o terreno ideal pode ser uma tarefa complexa, entretanto, o processo pode ser simplificado com o uso das tecnologias da topografia. Com os equipamentos topográficos corretos, é possível realizar o estudo das formas e relevos de um terreno antes mesmo de adquirir o lote.  

  1. Possibilidade de realizar a obra 

Conhecendo as dimensões e particularidades do terreno, é possível projetar mais detalhadamente o tipo de construção a ser realizada no local. Assim, o engenheiro responsável pode definir onde serão feitas as demarcações e fundações, por exemplo.  

  1. Otimização de gastos 

Ao fazer o levantamento topográfico com todas as principais informações, o topógrafo, juntamente com o engenheiro, consegue definir uma estratégia eficaz para viabilizar a obra.  

Assim, os melhores equipamentos topográficos são escolhidos, garantindo o máximo de performance pelo melhor preço. Somando a este fato, é válido lembrar que o estudo topográfico equivale entre 5% e 7% dos gastos no processo de desenvolver o projeto. Além disso, o tempo na obra de engenharia também reduz, sem atrapalhar a performance e a entrega.  

Por isso, a topografia e engenharia andam juntas em diversos processos da construção civil. E se você está buscando equipamentos topográficos para otimizar sua obra de engenharia, entre em contato conosco! Aqui você encontra estações totais, GPS GNSS, Teodolitos e mais! Faça já seu orçamento.   

Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá! Seja bem-vindo a Rocha Alves Topografia