Como já dissemos aqui no blog, a topografia desempenha um papel essencial na agricultura e em atividades correlatas, fornecendo informações precisas e detalhadas sobre o terreno e o ambiente agrícola. A seguir, apresentarei alguns dos principais usos da topografia na agricultura e os equipamentos de topografia utilizados no processo. Acompanhe:
Planejamento de irrigação: com os equipamentos de topografia corretos, a topografia auxilia na identificação de áreas com declividade, permitindo o planejamento adequado de sistemas de irrigação. Ao analisar o relevo do terreno, é possível determinar a direção do escoamento da água e projetar a instalação de canais, represas e sistemas de drenagem para otimizar a irrigação das culturas.
Drenagem de áreas: ao mapear as características do terreno, como depressões e declividades, é possível planejar e implementar sistemas de drenagem adequados para evitar o acúmulo excessivo de água, proporcionando um ambiente propício para o desenvolvimento das plantas.
Nivelamento de áreas: por fim, a topografia é utilizada para o nivelamento preciso de áreas agrícolas. O nivelamento adequado do terreno contribui para uma distribuição uniforme de água e nutrientes, melhorando a produtividade das culturas. Além disso, facilita o uso de máquinas agrícolas, como colheitadeiras, evitando danos e perdas durante as operações. Para esse processo, o nível topográfico é um excelente equipamento de topografia a ser usado. Vamos ver a seguir quais outros equipamentos de topografia são utilizados pela topografia na agricultura.
Monitoramento de produtividade: Por fim, nós temos aquele que pode ser a mais inusitada de todas as possibilidades. Com a topografia, é possível criar mapas de produtividade, possibilitando uma maior monitoração da sua produção, permitindo que você perceba variações (boas e ruins). Além disso, você ganha a possibilidade de compreender as influências que o relevo tem sobre a sua plantação. E ainda, entender mais sobre fertilidade do solo.
Equipamentos de topografia para a topografia e agricultura
Sempre falamos aqui sobre a estação total e todas as suas aplicações, por ser extremamente versátil. Por isso, ela também é empregada na agricultura. Uma estação total pode ser usada na agricultura para medir e mapear o terreno, obtendo informações sobre o perfil do solo, a declividade do terreno, a presença de depressões ou elevações e outros fatores relevantes.
Outro equipamento muito utilizado é o GPS GNSS, que permite a obtenção de coordenadas geográficas precisas, facilitando o mapeamento e a demarcação de áreas agrícolas. Com o auxílio de receptores GPS, é possível realizar levantamentos topográficos de alta precisão, identificar limites de propriedades, criar mapas de produtividade e monitorar a movimentação de máquinas agrícolas.
Ou seja, uma estação total é um equipamento que irá auxiliar muito na sua produção agrícola. Pois, com a sua medição apurada, ela é capaz de criar um mapeamento preciso da área e assim, permitir uma melhor manutenção.
Em síntese, a agricultura é uma das áreas mais importantes da economia brasileira. Além de estar presente em praticamente todo o país. Portanto, é sempre bom que você, agricultor, tenha conhecimento sobre todos os equipamentos que existem para facilitar, otimizar e engrandecer o seu trabalho. A estação total e o GPS GNSS são ferramentas incríveis nesse processo e a união da agricultura com a topografia é algo extremamente benéfico para você!
E é claro que você encontra os melhores equipamentos na Rocha Alves Topografia! Não perca tempo!