Você, profissional do georreferenciamento de imóveis, sabia que novas regras para georreferenciamento rural estão valendo desde o dia 30 de dezembro de 2022? As novas resoluções podem ser encontradas no INCRA – Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – e você pode acessar com facilidade clicando aqui.
As novas regras permitem, principalmente, que o georreferenciamento rural possa ser feito com diferentes equipamentos topográficos, incluindo na lista o sensoriamento remoto feito com uso de drones. Além disso, no manual também encontramos novas metodologias de levantamento.
De acordo com o INCRA, a princípio, os novos métodos não têm impacto para os proprietários de imóveis rurais. Entretanto, para os profissionais que realizam o georreferenciamento rural, novas possibilidades de medição estarão disponíveis, o que pode tornar o serviço mais dinâmico.
Para facilitar a adesão às novas regras, oficinas de treinamento serão oferecias pelo INCRA durante o ano de 2023. As oficinas irão acontecer nos comitês regionais de certificação. Além disso, os técnicos de georreferenciamento podem enviar possíveis dúvidas para o e-mail [email protected].
O georreferenciamento e os equipamentos topográficos
O georreferenciamento é utilizado para referenciar um ponto na superfície da terra. Portando, o georreferenciamento rural é utilizado para esse mesmo fim e é medida obrigatória quando há desmembramento, remembramento, transferência de imóveis rurais ou parcelamento.
Dessa forma, o georreferenciamento, geralmente, é feito através do posicionamento GNSS, no qual é usado um GPS GNSS. As coordenadas deverão ser obtidas respeitando as novas regras vigentes para georreferenciamento rural, que determinam os processos específicos para cada tipo de marcos e pontos.
Atualmente, os prazos vigentes para realizar o georreferenciamento rural são:
- Georreferenciamento obrigatório para imóveis acima de 100 hectares;
- Até 20/11/2023: imóveis com área de 25 a menos de 100 hectares;
- Até 20/11/2025: imóveis com área inferior a 25 hectares.
Com as novas normas determinadas pelo INCRA, realizar esse processo pode se tornar muito mais rápido. Além disso, se você está buscando os equipamentos topográficos ideais para o posicionamento GNSS, conheça nossos GPS GNSS que podem ser usados no georreferenciamento rural.
Equipamentos topográficos para posicionamento GNSS e georreferenciamento rural
Aqui na Rocha Alves Topografia você encontra os melhores equipamentos topográficos para locação, indicados para realizar o posicionamento GNSS. OS GPS GNSS permitem conexão com diversos satélites, podendo chegar a 700 canais para receber dados!
Temos GPS GNSS Foif, Trimble e Topcon para locação, com envio imediato para todo o Brasil! Todos os nossos equipamentos calibrados, revisados e possuem certificado credenciado. Além disso, em caso de pane, o equipamento topográfico é substituído sem cobranças adicionais. Oferecemos também suporte técnico 24 horas.
Não perca tempo e faça agora seu orçamento para levar seus equipamentos topográficos para georreferenciamento rural. A entrega é feita por nossas empresas parceiras em todo o Brasil! Confira condições de locação.