Você está buscando um GPS para topografia e não sabe por qual tipo optar? Então venha conhecer a tecnologia GNSS e todos os seus benefícios em um GPS topográfico e receptores gnss.
Bem, antes de mais nada, é preciso entender o que é o GPS GNSS. O GNSS (sigla em inglês de Global Navigattion Satellite System), comumente conhecido como GPS, é um conjunto de vários Sistemas de Navegação por Satélite que revolucionou a obtenção de coordenadas em qualquer lugar do globo.
Dessa forma, seja em terra, mar ou ar, e a qualquer hora do dia, sob qualquer condição climática, desde que se tenha receptores específicos, capazes de captar os sinais de rádio frequência emitidos por satélites, é possível realizar a leitura dos sinais. Além disso, estes sinais são emitidos de forma muito precisa, simultânea e ininterrupta.
O GPS GNSS possui várias constelações de satélites, oriundos de vários países – dentre as principais o pioneiro GPS (EUA), o GLONASS (Rússia), o Galileo (Europa) e o Beidou (China).
Curiosamente, aplicativos de smartphones usados no dia a dia, como o google maps e o waze utilizam esta tecnologia – porém, para estes usos não há necessidade de alta precisão (que giram em torno de 5 a 10 metros aproximadamente). Mas, e para projetos com necessidade de alta precisão?
Obras e projetos de engenharia, utilizam receptores que exigem alta precisão, além de possuírem diversas aplicações em Geodésia e Topografia. Um exemplo disso são os mapeamentos de infraestrutura (linhas de transmissão, gasodutos etc.), mineração, locação de pontos, Georreferenciamento de Imóveis Rurais (junto ao INCRA), monitoramento de estruturas (pontes, barragens etc.), levantamentos diversos em áreas de interesse e inúmeras outras aplicações.
Quer saber como funcionam os receptores GNSS e o GPS GNSS? Continue lendo este artigo!
GPS Topográfico e Receptores GNSS, como funcionam?
Basicamente, os receptores GNSS funcionam armazenando informações provenientes dos sinais emitidos pelos satélites, possibilitando o processamento posterior com métodos mais precisos, como é o caso do posicionamento relativo. Dentre eles, podemos citar o Real Time Knematic (RTK), método mais utilizado e difundido atualmente, que corrige os sinais recebidos do posicionamento em tempo real.
O posicionamento de pontos GNSS é normalmente realizado com dois receptores, conhecidos como Base e Rover. Dessa forma, a Base é instalada em um ponto de referência, enquanto o Rover percorre uma área específica captando pontos de interesse. Esses pontos podem ser, por exemplo, vértices que compõem o perímetro de uma área rural.
Os dados coletados pelo receptor GNSS Base corrigem os dados coletados pelo receptor Rover. Assim, no caso do posicionamento RTK, é possível obter o conhecimento em tempo real das coordenadas precisas de cada ponto levantado.
Portanto, podemos concluir que os receptores GNSS possuem maior produtividade quando comparados com métodos de levantamentos mais tradicionais feitos com Estações Totais. Ou seja, representam maior economia e facilidade na locação de pontos para obras e projetos de Engenharia – especialmente porque permitem trabalhos precisos em grandes distâncias e em menor tempo.
Sendo assim, se você precisa de precisão e facilidade para execução de levantamentos topográficos, o uso de receptores GNSS é indicado para você! Clique aqui e conheça nossos equipamentos para locação! Trabalhamos com GPS RTK Trimble, Topcon e Foif.
Faça seu orçamento para locação de equipamentos topográficos e conte com a nossa assistência online em caso de pane do equipamento!