monitoramento de estruturas texto

Os equipamentos topográficos podem ser usados em diversas operações que demandem precisão e agilidade na medição de distância entre pontos. Sendo assim, além de usados para levantamentos topográficos e mapeamento planialtimétrico, os aparelhos de topografia também auxiliam no processo de monitoramento de estruturas – ou monitoramento estrutural –.

Mas, para que serve um monitoramento de estruturas? Bem, o monitoramento de estruturas serve para acompanhar todo o processo de construção de uma estrutura de engenharia, realizando a aquisição de dados. Ou seja, é possível aplicar o monitoramento em pontes, túneis, fundação e estrutura de edifícios e controle de barragens.

Dessa forma, o monitoramento estrutural serve para avaliar as variações ocorridas numa estrutura com o passar do tempo. Essa avaliação serve para nortear o processo de construção e manutenção de uma estrutura, apontando se ela ainda é segura para uso ou se há a necessidade de realizar manutenções prévias. Dessa forma, o monitoramento de estruturas é feito seguindo um plano de monitoramento. Este plano determina previamente as proporções que alterações, como trincos e rachaduras, podem ocorrer sem que exista risco de comprometimento estrutural.

É importante ressaltar que o plano de monitoramento é desenvolvido com “tolerâncias” a algumas alterações numa estrutura. Isso ocorre porque fatores externos (como chuvas, sol ou vento) e fatores internos (como a ação humana realizando obras na estrutura ou próximas dela) interferem na estrutura. Dessa forma, para manter o projeto seguro, é preciso que o monitoramento de estruturas seja feito regularmente, na fase construtiva, operacional ou fechamento do projeto.

Mas afinal, como o monitoramento estrutural é feito?

Como o monitoramento de estruturas é realizado?

Bem, para ilustrar melhor, usaremos um muro como exemplo. Para monitorar as mudanças ocorridas na estrutura desse muro, são definidos pontos de controle, de onde coordenadas serão extraídas periodicamente. Sendo assim, os equipamentos topográficos, que são previamente posicionados em uma localização estratégica, fazem a leitura das coordenadas, distâncias e ângulos.

Inicialmente, as leituras são realizadas a fim de avaliar se as coordenadas originais estão sendo seguidas de maneira corretas. Após isso, as leituras são feitas para comparar as alterações ocorridas na estrutura, seguindo o que foi determinado no plano de monitoramento. Dessa forma, quando são apontadas diferenças que não foram previamente determinadas, é possível fazer correções em tempo hábil, antes que a estrutura seja completamente comprometida.

Geralmente, os equipamentos utilizados no monitoramento estrutural são: Estações Totais e GPS, GNSS RTK. E todos esses equipamentos você encontra aqui na Rocha Alves Topografia, disponíveis para a locação de equipamentos topográficos.

monitoramento de estruturas

Locação de equipamentos topográficos – Receptor GNSS RTK

Se você busca um receptor GPS GNSS RTK para locação, temos disponíveis os Receptores GPS GNSS. O Trimble é Integrado com a potência tecnologia de rastreamento Trimble 360, com suporte para sinais de várias constelações e sistemas de ampliação existentes e planejados.

Já o receptor Topcon, disponível em 2 modelos, com moderna tecnologia de canais Universais, são 226 canais disponíveis para receber dados de diversos satélites.

Além disso, contamos também com o receptor FOIF, com moderna tecnologia de canais universais, são 700 canais disponíveis para receber dados de diversos satélites.

Ao realizar a locação de equipamentos topográficos conosco, você recebe equipamentos calibrados e com manutenção em dia. Além disso, entregamos para todo o Brasil e fornecemos suporte online. Faça um orçamento!

Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá! Seja bem-vindo a Rocha Alves Topografia