estação total

Você sabe o que é estação total? Em projetos de engenharia civil, onde são necessárias a realização de levantamentos topográficos, o uso de uma Estação Total se torna indispensável.

O uso desse tipo de equipamento topográfico em obras de engenharia é essencial já que o equipamento certo é capaz de validar com precisão os dados de medição e levantamento do terreno. A exatidão dos dados obtidos é necessária já que imprecisões mínimas podem resultar em falhas, atrasos e erros de projeto, gerando custos mais altos e indesejáveis para a obra.

Sendo assim, uma Estação Total fornece a solução ideal, pois é um equipamento leve e portátil, que ajudam a obter dados corretos, garantindo obras e projetos precisos. Mas afinal, o que é estação total e como ela é utilizada?

Estação Total – Equipamento Topográfico

Uma Estação Total é um equipamento óptico eletrônico utilizado principalmente em trabalhos de topografia e construção civil, além de diversas outras indústrias. É útil para medir ângulos horizontais, ângulos verticais e distâncias com precisão milimétrica.

Por exemplo, são capazes de ler qualquer distância (sai inclinada) entre dois pontos, ou seja, entre a própria Estação Total e qualquer outro ponto específico que se queira representar em um mapa. Para a medição ser feita, a Estação Total deve estar posicionada entre um local livre de obstáculos e o lugar a ser medido, normalmente com o uso de um prisma (ou mesmo sem prima, dependendo do equipamento). Após a medição ser feita, os dados são gravados automaticamente na memória da estação.

Por sua vez, os dados obtidos são descarregados em um computador e tratados em um software que gera um pacote de levantamento “total”, isto é, desde a medição até o mapeamento – da obra, do terreno, da cava, da estrada etc., permitindo o planejamento e a tomada de decisões de profissionais e empresas.

equipamentos topográficos

Estação Total Leica e Estação Total Topcon, qual a melhor?

Bem, para determinar o melhor tipo de equipamento a ser usado em sua obra, é necessário ter definido quais os tipos de medição serão feitas naquele terreno. Confira agora algumas diferenças entre a Estação Total Leica e a Estação Total Topcon.

Estação Total Leica
Este tipo de estação é ideal para medições do tipo padrão, já que é projetada para aplicações com necessidade de precisão básica para média. As estações totais possuem diversos aplicativos que permitem a otimização do trabalho em campo. 

A Estação Total Leica TS 02, por exemplo, possui sistema que permite realizar os cálculos de volume, levantamento de cota, ponto oculto, altura remota, linha de referência e outros.

Estação Total Topcon
Este ripo de estação é ideal para medições que exigem cálculo de coordenadas, elevação remota e excêntricos e estradas mais complexos. As estações totais possuem diversos aplicativos que permitem a otimização do trabalho em campo. 

A Estação Total Topcon GM 55, por exemplo, possui teclado alfanumérico com iluminação de fundo nas teclas, cálculo de coordenadas e de área, duplo condensador com intervalos e 6 minutos e outros.

Dessa forma, podemos concluir que a Estação Total é um dos instrumentos mais versáteis para serviços topográficos e de Engenharia, devido sua alta precisão aliada as suas diversas ferramentas de medição. Além disso, é possível realizar seu uso em áreas abertas ou em ambientes cobertos e restritos (como em túneis e matas).

Clique aqui e descubra o melhor equipamento para a sua obra!

Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá! Seja bem-vindo a Rocha Alves Topografia