nivel topografico

O Nível Topográfico é um equipamento topográfico essencial tanto no campo de geologia, quanto na engenharia civil. Sua função é realizar o nivelamento topográfico do terreno para podermos saber quais as condições do mesmo.

Mas, qual a importância deste trabalho? Bem, a medição com o nível topográfico nos ajuda em vários aspectos, como por exemplo, na terraplanagem.

Além disso, também são feitos nivelamentos topográficos em barragens e em levantamentos de áreas rurais. O nível topográfico é um aparelho de extrema importância.

Por outro lado, não é qualquer tipo de equipamento topográfico que vai atender a sua demanda, muito pelo contrário. Existem diferentes níveis de aferição, e eles dependem, principalmente, da obra em questão. Mas, os níveis são classificados por precisão, e possuem cinco categorias. São elas: nível de precisão baixa, média, alta, muito alta e altíssima.

Por exemplo, o Nível Wild N3 possui uma precisão de 0,2 mm/km, e esse valor varia dependendo do aparelho utilizado. Mas, vale ressaltar que, hoje em dia, os níveis topográficos são automáticos e digitais, portanto, facilitam bastante na aferição da área.

Em seguida, que tal conhecer um pouco sobre alguns modelos de níveis topográficos?

nível topográfico

 

Nível Topográfico

Nível Leica série NA700

A série NA700 é considerada uma das mais precisas de todo o mercado, podendo atuar em qualquer área desejada com um nível de precisão incrível, já que nem as vibrações das máquinas de construção afetam seu desempenho!

NA720 : Aumento telescópico de 20x, precisão de 2.5mm/km

NA724: Aumento telescópico de 24x, precisão de 2 mm/km

NA728:Aumento telescópico de 28x, precisão de 1.5 mm/km

NA730: Aumento telescópico de 30x, precisão de 1.2 mm/km

Nível Wild N3

Já o Wild N3 possui algumas diferenças. Sendo a principal delas, seu campo de atuação, sendo mais indicado para medir deformações, montagem de grandes máquinas, medir recalque de várias estruturas como represas, túneis e edifícios. Possui aumento da lente objetiva é de 42x e a imagem direta possui um aumento de 46x, precisão de 0.2mm/km

Portanto, antes da locação do equipamento topográfico é necessária uma pesquisa meticulosa sobre qual se adequa melhor ao projeto desejado. Além disso, vários problemas em obras são causados por um nivelamento topográfico mal feito. E tal medição equivocada, gera um retrabalho da obra, e ainda, desperdício de materiais, além de poder inviabilizar às obras por questões de segurança.

Acima de tudo, devemos levar em conta o método de nivelamento a ser utilizado, antes de escolhermos o melhor nível topográfico. Existem quatro métodos primordiais: geométrico, que consiste em medir as diferenças de nível de maneira direta. Trigonométrico, onde fazemos o nivelamento de forma indireta. O taqueométrico no qual as distâncias do nivelamento trigonométrico são obtidas taqueometricamente. Por último, o método barométrico que se baseia na pressão do ar ao medir a diferença da pressão entre dois pontos.

Em síntese, o nível topográfico é o ponto de partida para as obras civis, além de outros setores. Sem eles, além do demorarem mais tempo para serem finalizadas, as construções ainda poderiam gerar acidentes graves. Todavia, graças aos avanços tecnológicos cada vez mais frequentes, os nivelamentos topográficos estão mais simples de realizar, mesmo que não dispensem o conhecimento técnico de um profissional especializado.

Abrir chat
Precisa de Ajuda?
Olá! Seja bem-vindo a Rocha Alves Topografia